7 segredos para reestruturar o seu tempo e crescer espiritualmente

7 segredos para reestruturar o seu tempo e crescer espiritualmente

Responda a essas perguntas: sua vida é organizada? Você consegue ter tempo em seu dia para dar atenção a todas as suas principais prioridades (Deus, família, igreja, trabalho, etc.)? Talvez uma pequena parcela da população consiga fazer isso satisfatoriamente. A maioria das pessoas têm grandes dificuldades em ter uma estrutura corretamente montada em seu dia para atender tudo aquilo que é importante.

A má notícia é que tudo que fazemos fazemos dentro de nosso tempo. Não há como fugir disso. Se não fizermos algo que era importante naquele dia, não há como voltar atrás. Por isso, a única forma de termos dias bem estruturados, onde todas as nossas principais prioridades estejam contempladas, é trabalhando em frequentes reestruturações, de forma que consigamos uma administração cada vez mais competente do nosso tempo disponível. A boa notícia é que é possível ter um dia mais estruturado no qual cheguemos ao fim e nos alegremos por ter feito tudo aquilo que é importante. Por isso, quero compartilhar sete segredos que vão te ajudar a reestruturar seu dia e o seu tempo, e conseguir extrair o melhor para toda as áreas importantes da sua vida, com foco em sua vida espiritual.

7 segredos para reestruturar o seu tempo e crescer espiritualmente

Reestruturando seu tempo para crescer espiritualmente

(1) Defina as prioridades

Imagine a seguinte situação: você está trabalhando tranquilamente e recebe uma ligação. É um parente informando que sua mãe acaba de sofrer um grave acidente e precisa de você. O que você faz? Noventa e noves por cento das pessoas certamente sairiam correndo para dar atenção a mãe, pois ela é prioridade. Prioridades são assim. São coisas que merecem a nossa atenção acima de outras. Mas se você não conhece bem quais são as suas prioridades, abrirá espaço para uma série de outras coisas tomarem o lugar que deveriam ser delas. Por isso, defina claramente quais são suas prioridades. Deus é sua prioridade? Então organize sua vida para que isso seja uma realidade! Sua esposa é sua prioridade? Então organize sua vida para que ela, de fato, ocupe esse lugar. Dessa forma, como no caso da mãe que sofreu o acidente, você saberá focar suas energias naquilo que é realmente importante em sua vida.

(2) Diga não ao que atrapalha as suas prioridades

Ainda com o exemplo da sua mãe que se acidentou, imagine que ao informar o seu patrão do ocorrido, ele lhe diga que precisa muito de você ali naquele momento e que é melhor você ligar para que outra pessoa cuide de sua mãe. Qual a sua reação? Apesar do exemplo exagerado, podemos notar que diversas coisas se apresentam diante de nós para receber o nosso sim e tentar nos fazer dizer não para as nossas prioridades (como esse patrão maldoso). Quando você diz que Deus é sua prioridade, mas deixa de orar, certamente está dizendo não para Deus (sua prioridade) e dizendo sim para outras atividades que tomaram o lugar Dele. O grande segredo é aprender a dizer não para aquilo que quer destruir o nosso empenho de valorizar as nossas prioridades. Identifique essas coisas para os quais você tem dito sim, mas que deveria estar dizendo não. c

(3) Organize as atividades do dia em uma folha de papel

Definidas as prioridades, é preciso agora organizá-las dentro de seu dia. Uma simples folha de papel é suficiente para que você crie uma pequena lista que possa levar no seu bolso. Essa lista poderá ser consultada várias vezes ao dia, e você poderá ver o andamento das suas ações diante das suas prioridades. Por exemplo:

  • Oração e leitura da Bíblia
  • Trabalho
  • Brincar com as crianças
  • Fazer atividade física
  • Pagar as contas do mês
  • Conversar com a esposa

Observe como uma simples lista dá clareza ao que você precisa fazer no dia. Você escreve suas prioridades e trabalha para que elas sejam realizadas.

(4) Não procrastine, mantenha o foco

Ter uma lista ajuda, mas não é a única coisa a que temos que nos ater. Temos muita facilidade de perder o foco. Por exemplo, você pode estar brincando com as crianças e, facilmente, pegar seu celular e se entreter com outras coisas, deixando as crianças sem a sua atenção. Por isso, é preciso foco na realização das tarefas. Outro grande inimigo é a procrastinação, que é aquela preguiça que nos dá e nos faz ir adiando as tarefas importantes. Programe suas tarefas e, ao menos que algo urgente aconteça, as faça com muito foco e vencendo a preguiça e o desejo de deixar para depois, se for necessário.

(5) Tenha um plano para enfrentar as emergências

Quem não passa por imprevistos? Dias atrás programei acordar por volta das 6 da manhã para minha corrida costumeira, mas minha filha teve febre a noite. Tive que cancelar algumas prioridades, pois a prioridade maior era ela naquele momento. Passamos a madrugada no hospital. O importante nesses momentos é se reorganizar e não ficar frustrado. São dias especiais que merecem organizações especiais. Nesse dia reorganizei toda minha lista, mantive apenas o que era muito necessário e inadiável e foquei no descanso da família. Diante das emergências, trabalhe para resolvê-las e depois se reorganize para voltar à rotina assim que possível.

(6) Não tenha listas com muitas atividades

Um grave erro é fazer listas grandes demais e que tomam praticamente todo o seu tempo. É preciso ser razoável para que não haja esgotamento do seu tempo e da sua energia. Uma lista de tarefas que exige que a pessoa esteja focada e alerta das 6 da manhã às 10 da noite tem tudo para dar errado. Reflita no tempo que cada atividade vai te exigir e monte suas listas baseado na capacidade que você acha que tem de realizar aquelas tarefas. Prefira colocar cinco itens e cumprir com louvor a colocar quinze itens e tudo ficar mal feito.

(7) Separe tempo para descansar e se divertir

A sua lista de atividades pode ser uma bênção, mas pode ser uma maldição. Se sua lista conter apenas atividades e mais atividades estressantes e nunca tiver atividades de descanso e lazer, logo você ficará estafado, cansado ao extremo. Isso te levará ao estresse, a ansiedade e problemas psicológicos e físicos. Por isso, não esqueça de você mesmo em seu dia. Separe momentos de descanso, relaxamento, diversão. Por isso, vou corrigir a lista anterior, para que fique mais adequada a um dia saudável de atividades:

  • Oração e leitura da Bíblia
  • Trabalho
  • Brincar com as crianças
  • Fazer atividade física
  • Pagar as contas do mês
  • Conversar com a esposa
  • Tempo livre para relaxar
  • Passear com a família na praça do bairro

Por André Sanchez
Fonte: Esboçando Ideias




Envie seu comentário