7 coisas “bobas” que te afastam de Deus quase sem você perceber

7 coisas “bobas” que te afastam de Deus quase sem você perceber

Você já parou para pensar a respeito do que te afasta de Deus? Quase sempre pensamos que sejam grandes pecados, grades pisadas na bola que damos. Mas não é bem assim. Não são as grandes pedras que costumeiramente nos fazem tropeçar e nos afastar de Deus, são as pequenas. Coisas que parecem bobas, pouco notadas, não muito perigosas, mas que, se negligenciadas, nos afastarão de Deus mais cedo ou mais tarde. Conhecer essas coisas e combatê-las é uma forte garantia de que permaneceremos firmes na presença de Deus.

7 coisas “bobas” que te afastam de Deus quase sem você perceber

Coisas bobas que nos afastam de Deus

(1) Falta de planejamento do seu dia

Alguém que vive seus dias sem pensar sobre eles, fatalmente será “levado” para longe de Deus. A falta de planejamento fará com que priorizemos tudo, menos Deus. Essa é a nossa natureza humana. Se ela é deixada livre e solta ela vai para longe de Deus e não para perto. Planeje o seu dia e inclua Deus nele. Pense em como será seu dia. Como irá honrar o Senhor, como vai priorizá-Lo. Se não fizer isso a correria do dia a dia ficará feliz em fazer você viver todo o seu dia sem sequer perceber que Deus existe.

(2) Deixar de orar, ainda que seja um dia

Isso também pode ser algo muito bobo, mas perigoso. Nossos dias geralmente tem muitas atividades a serem feitas e sempre estamos dispostos a sacrificar nosso tempo de oração para colocar outra coisa no lugar. O que ocorre é que a oração é uma das principais formas de comunhão com Deus. Quando vamos aceitando que ela não esteja em nosso dia vamos nos afastando da comunhão com o Pai. Se estiver diante de um dia corrido, mesmo assim ore. É melhor sacrificar 15 minutos do seu sono do que sacrificar 15 minutos da sua comunhão com Deus.

(3) Deixar de ler a Bíblia, ainda que seja um dia

Da mesma forma que a oração, a leitura da Bíblia é essencial para nossa comunhão com Deus, pois a Palavra do Senhor é chamada de espada na Bíblia. Ou seja, ela é imprescindível para vivermos perto de Deus e longe do pecado, para lutarmos e vencermos. Adiar as nossas meditações bíblicas diárias também é uma coisa que não parece causar muitos problemas, mas nos enfraquecerá, pois devemos sempre tê-la na memória para lutarmos contra as ciladas do inimigo. Se o dia está complicado, tente ao menos meditar em um versículo ou capítulo, isso fará muita diferença em sua vida. Não fazer isso é ir se afastando de Deus aos poucos.

(4) Deixar de ter um coração grato

A ingratidão é uma espécie de planta venenosa que cresce em nosso coração e nos envenena, matando-nos vagarosamente. Parece algo bobo passar um dia sem agradecer a Deus, mas isso rega essa planta e a faz crescer. A gratidão deve estar sempre presente em nossa vida. Sem ela nos afastamos de Deus, damos glória a outras coisas e conferimos o sucesso e outras realizações a tudo, menos ao Pai. Um coração grato sempre está mais próximo de Deus do que um coração que não agradece, que não enxerga os milhares de motivos para agradecer.

(5) Deixar de participar da obra do Senhor

Não é incomum que, com o passar do tempo, nosso coração missionáriová se esfriando. Podemos encontrar aos montes igrejas lotadas de crentes de banco. Sim, pessoas que estão longe de Deus, pois não tem o coração na obra do Senhor. Essas pessoas não ficaram assim do dia para noite. Elas foram deixando dia a dia de participar da obra e se distanciaram da vontade de Deus. Participamos da obra se envolvendo com as pessoas, orando por elas, descobrindo nosso dom, contribuindo moral e financeiramente, com toda a nossa vida, etc. Virar as costas para a obra do Senhor e nos manter em nosso conforto, sendo discípulos meramente ilustrativos, significa que já estamos longe do Senhor.

(6)  Desordem nas suas prioridades

Quais as suas prioridades? Talvez você possa até responder teoricamente a essa pergunta com muita facilidade. Mas e se analisarmos suas prioridades baseados na forma como você vive o seu tempo? Será que a teoria e a prática serão a mesma coisa? Geralmente sabemos (no campo teórico) muito bem o que deve ser priorizado em nossa vida: Deus, família, trabalho, igreja, etc. Mas quando olhamos para a nossa vida prática, as prioridades não parecem ser as mesmas do campo teórico: trabalho, lazer, tevê, amigos, família, Deus, igreja, etc. Devemos trabalhar para que as prioridades corretas estejam nos lugares corretos, na prática. Desordem nas prioridades certas nos afasta de Deus e de muitas outras coisas importantes.

(7) Não resolver as dúvidas

Você tem dúvidas sobre coisas importantes sobre Deus, sobre a Bíblia, sobre a fé? Isso parece algo bobo, mas tem afastado muitas pessoas de Deus. Resolver as nossas dúvidas, ou pelo menos nos colocar em uma postura aberta para que Deus fale conosco a respeito delas, é algo que nos mantém perto de Deus. Porém, deixar a dúvida dominar a nossa vida é o caminho certo para se afastar do Pai

Por André Sanchez
Fonte: Esboçando Ideias




Envie seu comentário